segunda-feira, 6 de agosto de 2012

França e Espanha mantêm a sua aposta: o donostiarra Iñaki Imaz, preso em Hendaia

A Polícia francesa prendeu o donostiarra Iñaki Imaz Munduate hoje de manhã (pelas 11h45) em Hendaia (Lapurdi). De acordo com o diário Berria, existia um mandado europeu contra ele emitido pelo tribunal de excepção espanhol - AN.

Testemunhas disseram ao naiz.info que, no momento da detenção, se encontrava com a mulher e o filho, e que a Polícia lhe apontou uma pistola à cabeça. Depois, foi levado para a esquadra de Baiona.

De acordo com fontes policiais, referidas pelo Berria, foi membro de um comando da ETA, colaborou na revista da organização armada Zutabe e era actualmente membro do grupo político da ETA.

Imaz fazia uma vida pública em Urruña (Lapurdi). Fontes policiais, referidas pelo Berria, disseram que fugira em 2007, e que até há alguns meses atrás vivia na Irlanda. Em 2010, incluíram-no na lista dos «terroristas» procurados.

Em liberdade, depois de ser presente a um juiz
Depois de passar algumas horas na esquadra de Baiona, Iñaki Imaz foi conduzido até ao Tribunal de Pau (Occitânia), onde o juiz o deixou seguir em liberdade. Terá no entanto de voltar a comparecer amanhã em tribunal.

Em solidariedade com Imaz, houve duas concentrações: uma em frente ao Casino antigo de Hendaia (Lapurdi) e outra na Easo plaza, em Donostia. / Fonte: Berria e naiz.info

Declaração da esquerda abertzale: «Ante la detención de Iñaki Imaz»