
Em Março de 2001, o jovem iruindarra foi detido com mais catorze jovens no âmbito de uma operação contra a organização juvenil Segi, decretada pelo tribunal especial espanhol. Depois de ter passado dez meses na prisão, recusou-se a comparecer no julgamento da Segi, tendo sido emitido um mandado internacional de captura contra ele.
Em 2009 foi preso em Belfast (Irlanda), mas, como o juiz indeferiu o pedido de extradição, foi posto em liberdade. Há pouco tempo atrás, regressou a Euskal Herria, fixando-se em Urruña, onde fazia uma vida pública.
Depois da detenção, Beñat foi levado para a esquadra de Baiona, e esperava-se que, durante a tarde, fosse presente a um juiz do Tribunal de Pau.
Para protestar contra a detenção de Arturo, foi convocada uma concentração para a rotunda de Urruña (20h00). / Fonte: topatu.info / Mais info: kazeta.info, Berria e naiz.info
«La Izquierda Abertzale denuncia la detención en Urruña del refugiado político vasco Arturo Villanueva», de Ezker Abertzalea (ezkerabertzalea.info)