sábado, 11 de agosto de 2012

Exigem em Tafalla a libertação de Inés del Río

Na sexta-feira ao fim da tarde, uma manifestação convocada pelo Herrira percorreu as ruas de Tafalla (Nafarroa) para reclamar a libertação de Inés del Río e dos 68 presos políticos bascos que cumpriram integralmente as suas penas, depois de o Tribunal de Estrasburgo ter decretado a imediata libertação da tafalhesa e ter anulado a chamada «doutrina Parot», que foi aplicada a dezenas de prisioneiros bascos para prolongar as suas penas.

No final da manifestação, criticou-se a imobilismo do Estado espanhol em matéria prisional e fez-se um apelo à mobilização popular, pois só assim se conseguirá mudar alguma coisa nesse sentido. / Ver: naiz.info e ateakireki.com / Mais fotos: ateakireki.com

Ver também: «Manifestação em Tafalla pela liberdade de Inés del Rio» (Herrira Nafarroa via lahaine.org)

Em Zizurkil, aprovada moção contra a política de dispersão
Na sexta-feira, em sessão extraordinária, a Câmara Municipal de Zizurkil (Gipuzkoa) aprovou por unanimidade - com os seis votos do Bildu e o do PNV - uma moção em que se exige o fim da política de dispersão aplicada aos presos, bem como o seu repatriamento; e a libertação de todos os presos doentes e daqueles que cumpriram as suas penas.

Nessa moção, expressa-se ainda a solidariedade a Mikel Egibar (preso natural de Zizurkil) e aos seus familiares, que na semana passada sofreram um acidente grave quando regressavam de uma visita a Egibar, na prisão de Zuera.

À aprovação da moção, seguiu-se uma concentração de repúdio contra a política de dispersão e em solidariedade com os familiares de Egibar. / Notícia completa: naiz.info

Dispersão: assim ficou o carro em que seguiam a mulher e os filhos do preso Mikel Egibar
Fonte: ateakireki.com