terça-feira, 14 de agosto de 2012

O LAB protesta contra o trabalho ao domingo no Intermarché de Izpura

Cerca de quinze militantes e apoiantes do sindicato LAB realizaram, no domingo passado, uma acção contra o trabalho ao domingo no Intermarché de Izpura (Nafarroa Beherea). Ali, os sindicalistas exibiram uma faixa e distribuíram folhetos aos clientes do supermercado.

«Enquanto alguns gozam as férias grandes, outros vão voltar a ver maltratado, mais uma vez, o direito ao trabalho. Na verdade, o prazer dos consumidores em fazer as compras ao domingo ocorre em detrimento das condições de trabalho e das regras éticas», afirma-se no folheto distribuído pelos militantes.
Para o LAB, os «lucros acumulados nestes domingos e dias feriados não trazem benefícios a toda a gente. São os assalariados da grande distribuição que vão pagar a factura!» Porque, prossegue o sindicato no folheto em que se dirige aos clientes de domingo, «se vocês encontrarem empregados contentes por trabalharem hoje, isso deve-se ao facto de no resto do tempo eles não receberem o suficiente para viver de uma forma digna do seu trabalho».

Para além disso, o LAB questiona que todos os assalariados que trabalham ao domingo o façam por sua vontade. Com efeito, o sindicato considera que alguns deles não têm alternativa, «em virtude das pressões dos seus superiores». / Fonte: Lejpb