sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Maite Pérez e Rafa Etxebeste, evocados em Bilbo

Uma centena de pessoas juntou-se na quarta-feira passada na Praça Solokoetxe, em Bilbo, para render homenagem a Maite Pérez Sever, falecida juntamente com Rafa Etxebeste Garmendia, no dia 15 de Agosto de 1987, em Donostia, quando explodiu o artefacto que estavam a manejar. Pérez tinha 25 anos e Etxebeste 23.

De acordo com a informação fornecida pelos participantes no acto, no final deste a Ertzaintza identificou duas pessoas, avisando-as que podiam vir a ser imputados por um alegado crime de «enaltecimento». A esquerda abertzale da Alde Zaharra bilbaína denunciou a «atitude provocadora» da Polícia autonómica, ressaltando que «estas acções repressivas não estão de acordo com o desejo de solução do conflito que é apoiado por uma vasta maioria em Euskal Herria». / Fonte: Gara

Ver também: «Alde Zaharreko auzokideek Maite Perez gogora ekarri dute bere heriotzaren 25. urteurrenean» (BilboBranka)
Ehun bat lagun bildu ziren atzo, eguerdiko 13:00etan, Solokoetxeko plazan Maite Perez gogoratzeko. Ertzainzak bi lagun identifikatu zituen terrorismoa goratzea leporatuta eta Alde Zaharreko ezker abertzaleak salatu du «hildakoak gogoratzeko ekitalditxo bat kriminalizatzeak ez duela bake justu eta iraunkor baterako bidean laguntzen».