segunda-feira, 28 de julho de 2014

A Jornada Bolivariana, em Caracas, foi um êxito

Na quinta-feira, 24, realizou-se no combativo bairro 23 de Enero, em Caracas, a Jornada Bolivariana, no âmbito dos 231 anos do nascimento do Libertador, Simón Bolívar, e nos 50 anos do nascimento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP).

A jornada, organizada pelo Movimento Continental Bolivariano e a Coordenadora Simón Bolívar, começou às 17h00 na Praça Manuel Marulanda com as intervenções de Carlos Casanueva (MCB) e Guadalupe Rodríguez (CSB) e contou com dois painéis, nos quais foram abordados os temas «A Vigência do Pensamento Bolivariano na Revolução Continental» - com a participação de Carlos Ojeda (PCV e Centro de Estudios Bolívar-Marx), Jesús Vivas (colectivo Alfredo Maneiro de Aragua), Albert Reverol e Amilcar Figueroa - e «Arte e Revolução» (com a participação de Centauro del Frente de Creadores y Militantes).

Um facto de extrema importância, denunciado por Albert Reverol na sua intervenção, foi a detenção ilegal do general Hugo Carvajal, que ocorreu em Aruba, a pedido dos Estados Unidos, quando Carvajal desempenhava funções diplomáticas. Neste sentido, os participantes decidiram que, na jornada, fosse emitido um comunicado de repúdio pela detenção ilegal referida.

O elemento central da iniciativa foi a inauguração do mural «La Resistencia de un Pueblo», do reconhecido artista e revolucionário colombiano Gustavo Matiz, que encheu a praça com toda o colorido do continente e o registo da história de luta e resistência dos povos do continente; a ave tropical colorida é, como referiu Matiz, um símbolo de paz, mas de uma paz com justiça social para o povo humilde, com toda a sua pluralidade e cor, e opõe-se à pomba branca unicolor, estranha.

A jornada ficou também marcada pelas palavras de repúdio pelo genocídio do povo palestiniano que o Estado sionista de Israel leva a cabo há anos e pelas expressões de solidariedade com a Palestina. Neste contexto, foi possível ouvir o apelo à luta de Ishak Khury, da FPLP, bem como o agradecimento pela solidariedade latino-americana.

A jornada terminou com muita música, de ritmos variados. / Ver: abpnoticias.org [O nosso bairro está mais bonito!]