sexta-feira, 18 de julho de 2014

Sindicatos e colectivos sociais bascos mantêm luta contra a privatização do Kutxabank

Numa conferência de imprensa que ontem teve lugar na capital biscainha, representantes dos sindicatos LAB, ELA, EHNE, HIRU, ESK e STEE-EILAS e de cerca de duas dezenas de colectivos sociais afirmaram que a luta contra a privatização do Kutxabank vai continuar e destacaram o facto de terem trazido a questão para o centro do debate sociopolítico.
Os sindicatos e as organizações sociais que integram a plataforma contra a privatização do Kutxabank destacaram o facto de terem conseguido trazer a questão da privatização das Caixas Bascas-Kutxabank para o centro do debate social e político e afirmaram que a luta ainda só agora começou, pelo que as mobilizações estão para durar.

Na conferência de imprensa que se realizou ontem de manhã em Bilbo, os responsáveis da plataforma exigiram que «nem uma única acção do Kutxabank fique nas mãos do capital privado, que as acções não entrem na Bolsa e sejam cedidas às instituições públicas».

Estes dirigentes criticaram os partidos que apoiam a privatização - PP, PSOE e PNV - «por se terem colado ao lobby económico que gere o Kutxabank», reafirmaram a defesa de um sistema financeiro público basco e exigiram o fim deste «saque contra a sociedade basca». / Ver: asterkaridigitala.net / Mais informação: lab.eus [em euskara] e ela-sindikatua.eus [em castelhano]