sexta-feira, 11 de julho de 2014

No dia da França, Kontseilua e Euskal Konfederazioa denunciam atitude do Estado em Uztaritze

Para «14 juillet» (é francês, é oficial) e «uztailaren 14rako» (é basco, não oficial e perseguido judicialmente), o Kontseilua e a Euskal Konfederazioa convocaram uma concentração frente à Câmara Municipal de Uztaritze (Lapurdi, EH) para reclamar que o Estado tire a mão da massa, ou seja, suspenda de imediato a intervenção no que respeita à deliberação de oficialização do euskara. O ajuntamento é às 18h00.

Tudo isto se relaciona com o facto de, há quinze dias, o Conselho Municipal de Uztaritze ter decido declarar a língua basca oficial: tendo em conta que «os direitos dos falantes do euskara não foram reconhecidos até hoje», a ideia é apoiá-los.

Mal foi divulgada a deliberação, o representante do Estado francês em Baiona, o subprefeito Patrick Dallennes, manifestou a intenção de interpor um recurso contra ela.

As duas instituições de defesa do euskara denunciaram a atitude do Estado e congratularam-se com a decisão tomada pelo Conselho Municipal de Uztaritze. Também a UEMA (Udal Euskaldunen Mankomunitatea / Mancomunidade de Municípios de Língua Basca), a Udalbiltza (associação de municípios e de eleitos bascos) e a Euskal Herria Bai expressaram apoio ao referido município. / Ver: kazeta.info