segunda-feira, 14 de julho de 2014

Jovens da Aitzina devolvem a Paris placas de terras bascas com nomes em francês

Membros da organização juvenil Aitzina levaram a cabo uma acção no âmbito do dia nacional da República Francesa, retirando cerca de cem placas com nomes em francês de localidades de Ipar Euskal Herria [País Basco Norte]; para as devolverem ao dono, meteram-nas num comboio com destino a Paris.

Numa nota de imprensa, os jovens afirmam que, com esta acção, pretendem denunciar a falta de apoio e de reconhecimento institucional pelo euskara por parte das autoridades francesas, bem como a atitude repressiva do Estado francês para com a sociedade basca.

Chamam ainda a atenção para o facto de a França usar o francês como um instrumento eficaz de assimilação, que neutraliza as características identitárias, culturais e linguísticas de cada lugar e que tem como objectivo a criação de uma identidade única.

Antes do final, afirmam: «Não temos nada para celebrar. Sempre lutámos por uma Euskal Herria livre e euskaldun, e a acção de hoje é uma manifestação disso. Não deixemos que Estado francês molde o nosso nome e a nossa identidade». Ver: topatu.info e aitzina.eu