segunda-feira, 28 de julho de 2014

Novas iniciativas pela liberdade do preso Ventura Tomé, gravemente doente

Uma recolha de assinaturas e uma concentração no dia 2 de Agosto com a presença de artistas locais são as duas novas iniciativas a realizar em Tafalla (Nafarroa) com vista à libertação do preso político gravemente doente.

Ventura Tomé, preso político natural de Tafalla, teve dois cancros e, neste momento, está a fazer sessões de quimioterapia. Os seus familiares e amigos denunciam as condições a que é submetido na prisão de Múrcia, a 700 km de casa.

Os familiares de Tomé exigem que se respeite o seu direito à saúde em condições dignas, pelo que solicitam a sua transferência imediata para a prisão de Iruñea, enquanto não é tomada uma decisão judicial sobre o recurso relativo ao pedido de liberdade condicional. Deste modo, poderia ser assistido por funcionários do Osasunbidea e estaria perto dos seus familiares. Apesar de a resposta a este pedido já ter sido negativa por duas vezes, os familiares esperam que agora seja aceite. Amanhã, dia 29, será apresentada uma moção na Câmara Municipal de Tafalla com estas exigências.

Artistas comprometidos com a libertação de Ventura Tomé
Foi convocada para dia 2 Agosto, às 20h00, uma concentração na Praça de Nafarroa, em Tafalla. A iniciativa contará com a presença de artistas locais, que irão expressar, com as suas criações, a sua solidariedade com Ventura Tomé.
Os promotores da iniciativa fizeram um apelo para que, nesse dia, todas as pessoas que se assim o desejarem expressem através da arte o seu apoio à exigência da libertação de Ventura Tomé. A família e o próprio preso político fizeram questão de agradecer todo o apoio recebido. / Ver: ahotsa.info