segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Centenas exigem na Txantrea o fim dos julgamentos políticos e a absolvição dos arguidos

Sob o lema «Por el derecho de hacer política en libertad. Izaskun, Ander, Arantza eta auziperatu guztiak libre», centenas de pessoas participaram ontem, dia 23, numa manifestação pelas ruas do bairro pamplonês da Txantrea. Exigiram o fim dos julgamentos políticos e expressaram o seu apoio aos conterrâneos Arantza Santesteban, Izaskun Goñi e Ander Maeztu, envolvidos em processo judiciais contra a esquerda abertzale na Audiência Nacional espanhola.

Izaskun Goñi e Ander Maeztu são dois jovens do bairro dos 28 independentistas acusados de pertencer à Segi que a AN espanhola começou a julgar a 22 de Setembro e para quem se pede seis anos de cadeia. Arantza Santesteban soube na semana passada que será julgada a partir de 12 de Janeiro, no âmbito do processo contra o Batasuna. Há ainda mais três pessoas do bairro envolvidas em vários processos judiciais: Floren Aoiz (Herrikos), David Soto (Askapena) e Sergio Labayen (Herrira). O Txantreako Herri Harresia recorda também que a AN espanhola decretou o embargo dos bens da Zurgai Herriko Taberna e que «dezenas de pessoas da Txantrea são alvo de coacção, vigilância e espionagem por parte da Polícia».

No final da mobilização, alguns dos imputados tomaram a palavra. Afirmaram que, com estes julgamentos, se está criminalizar as ideias, se quer castigar o compromisso político dos jovens e se procura colocar entraves a uma solução. Afirmaram ainda que a sua esperança reside na sociedade basca e que vão trabalhar para conseguir a absolvição de todos os incriminados nos vários processos e acabar com os julgamentos políticos. Por último, pediram a todas as pessoas que participem no Muro Popular da Txantrea e que adiram às iniciativas e mobilizações contra o encarceramento dos perseguidos políticos.

Mani Txantrean: epaiketa politikoen aurka [TX TB Kanala] Ver: ahotsa.info e topatu.info