quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Cravos vermelhos para Santi Brouard e Josu Muguruza

Faz hoje 30 anos que Santi Brouard, destacado dirigente da esquerda abertzale, foi assassinado pelos GAL no seu consultório de pediatria, em Bilbo; na mesma data, cinco anos mais tarde, em 1989, outro destacado dirigente político da esquerda abertzale, Josu Muguruza, foi morto a tiro num hotel de Madrid, numa «acção parapolicial», quando se preparava para assumir o cargo de deputado do Herri Batasuna no Congresso espanhol. Recorde-se que 20 de Novembro é uma data importante para alguns nacionalistas espanhóis, pois foi neste dia que Primo de Rivera (fundador da Falange), em 1936, e Franco, em 1975, morreram.

Com o assassinato de Santi e Josu, 20 de Novembro tornou-se também um marco incontornável para o Movimento de Libertação Nacional Basco, para todos os que aspiram à liberdade de Euskal Herria, à independência e ao socialismo, à paz com justiça.

Como é habitual neste dia, Brouard e Muguruza foram evocados em Bilbo, tendo havido oferendas florais e actos de homenagem a ambos em Ametzola, onde existe um monumento em memória de Santi Brouard, e em Errekalde, onde há um monumento que recorda Muguruza. Entre as centenas de pessoas presentes nos dois locais, estiveram familiares, representantes da esquerda abertzale e de outras forças políticas. / Mais informação: uriola.info

Leituras:
«Estrellas en el firmamento», de Borroka Garaia (BorrokaGaraiaDa)
Tanto Santi como Josu y las cientos de personas que han muerto a consecuencia de la acción represiva y asesina del estado, siempre tuvieron en mente un escenario de paz y libertad para Euskal Herria y por ello lucharon. Nunca las olvidaremos.

«Ante el aniversario del asesinato de Santi Brouard y Josu Muguruza», de Ateneo Popular de Solidaridad entre los Pueblos (lahaine.org)
Desde el Ateneo Popular de Solidaridad entre los Pueblos queremos mostrar, en esta fecha tan señalada como es el 20N, nuestro más sincero respeto y reconocimiento por las figuras de los políticos vascos Santi Brouard y Josu Muguruza asesinados vilmente, por el terrorismo de Estado, un 20N de 1984 y 1989 respectivamente.

1984: Santi Brouard assassinado pelo Estado espanhol1989: greve geral em EH após o assassinato de Josu Muguruza Herriak ez du ahaztuko!