quinta-feira, 6 de novembro de 2014

UPN e PSN criam Conselho Navarro de Diálogo: patronato, UGT e CCOO recebem mais dinheiro

Com o apoio da UPN, foi aprovada hoje no Parlamento de Nafarroa a proposta de lei dos «socialistas» do PSN para a criação do Conselho Navarro de Diálogo Social, composto pela Confederação de Empresários de Navarra (CEN) e os sindicatos UGT e CCOO, que passam a receber mais dos contribuintes.

Frente ao Parlamento, dezenas de pessoas participaram numa mobilização convocada pela plataforma GUNE (sindicatos ELA, LAB, STEE-EILAS, ESK e CGT e colectivos como a assembleia de pessoas desempregadas) em protesto contra aquilo a que chamam o «Conselho de Fraude Social». Os participantes vaiaram esta «tríade», exigiram um novo modelo de relações laborais e gritaram palavras de ordem como «Manos arriba, esto es un atraco» [mãos aos ar, isto é um assalto] ou «Menos medallas y más batallas» (apontando o dedo à UGT e às CCOO). Nalguns cartazes, também aludiam aos despedimentos colectivos na Andaluzia ou aos cartões de crédito «negros/fantasmas» da Caja Madrid, dizendo que «sabem bem como esta gente faz as coisas».

Sobre o dito Conselho de Diálogo Social, diz o LAB que «não tem outro propósito senão o de apoiar o regime corrupto em que vivemos» e, como quem não quer a coisa, «distribuir uns quantos milhões de euros das arcas públicas». Actualmente a UGT e as CCOO recebem, cada qual, mais de 8 milhões de euros por ano, o que significa que cada trabalhador e trabalhadora em Nafarroa lhes paga 27 e 27,5 euros, respectivamente. Com a criação deste conselho, dizem os organizadores do protesto, «a UPN e o PSN querem aumentar o sobrefinanciamento público, numa espécie de "resgate" da CEN, UGT e CCOO».

Protesto contra o «Conselho de Fraude Social» (Ahotsa) Ver: ahotsa.info, LAB e naiz.info