domingo, 30 de novembro de 2014

Jone Amezaga, escondida e procurada, agradece o apoio

O Busturialdeko Hitza divulgou um vídeo com uma mensagem de Jone Amezaga, jovem de Errigoiti (Bizkaia) sobre quem pende um mandado de detenção para cumprir 18 meses de cadeia. Acusada de «enaltecimento do terrorismo» por colocar uma faixa em Gernika, em Outubro de 2012, foi condenada pela AN espanhola há cerca de um ano, e a sentença foi confirmada há alguns dias pelo Supremo espanhol.

A dinâmica «Jone Libre» afirmou que o julgamento foi «uma farsa» e denunciou a «clara artimanha policial». Apesar de a condenação ser inferior a dois anos, é de cumprimento efectivo, pois Jone já antes cumpriu uma pena de um ano.

Inicialmente, a jovem foi notificada para se apresentar na cadeia num prazo de dez dias, mas a Ertzaintza efectuou diligências junto do tribunal no sentido de anular essa ordem e de emitir um mandado que permitisse a sua detenção imediata. O juiz acedeu. Na quinta-feira, os ertzainas foram a casa de Amezaga para a prender, mas ela não se encontrava lá.

Ataque à juventude basca
No vídeo divulgado pelo periódico referido, Jone Amezaga afirma que o processo judicial movido contra ela se baseia numa «montagem policial» e que é seu claro objectivo «desactivar a juventude de Busturialdea e de Euskal Herria». A natural de Errigoiti agradece a todos os que têm participado na dinâmica «Jone Libre», reafirma a sua militância política e faz um apelo à continuidade do trabalho «em prol da construção da Euskal Herria do futuro com que sonhamos».

Mensagem de Jone Amezaga, em risco de ser detida Atxilotzeko arriskuan dagoen Jone Amezagaren mezua. / Ver: topatu.info / Apoio e informação: @JoneLibre