O preso político basco Aitzol Gogorza (Orereta, Gipuzkoa) teve de ser internado no Hospital de Basurto na quarta-feira passada, 5, devido a graves problemas respiratórios, informou a Etxerat. Ontem, a situação piorou, na medida em que o preso sofreu um tromboembolismo pulmonar. A Etxerat considera a situação de Aitzol - um dos dez presos bascos com doenças graves e incuráveis - «cruel e bárbara».
Inicialmente, pensava-se que Aitzol tivesse uma pneumonia, refere a Etxerat, mas ontem o preso natural de Orereta sofreu um tromboembolismo pulmonar e irá ficar internado até lhe serem realizados diversos exames.
Gogorza sofre de transtorno obsessivo-compulsivo (é um dos dez presos políticos bascos com doenças graves), mas, recentemente, um juiz recusou-lhe a aplicação do artigo 100.2 - equivalente à suspensão da pena.
A Etxerat denuncia a violação dos direitos do preso e dos dos seus familiares, tendo em conta que, «estando gravemente doente, continua na cadeia», e afirma que «o seu estado de saúde e a prisão são incompatíveis». / Ver: Berria, etxerat.info 1 e 2