Tendo em conta que a 10 de Dezembro se assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos e que «os direitos dos presos políticos bascos e dos seus familiares e amigos continuam a ser violados de forma sistemática», a Etxerat decidiu trazer para as ruas a denúncia da política de dispersão e pediu às pessoas que, nesse dia, ajudem a formar três cordões humanos, em Baiona, Iruñea e Gasteiz.
Izaskun Abaigar, membro da Etxerat, e Iñaki Gabilondo, companheiro da presa Alicia Sáenz de la Cuesta (que vai ser transferida da cadeia de Logroño para a de Castelló, a 500 km de EH), deram a conhecer a iniciativa numa conferência de imprensa em Gasteiz, hoje de manhã, frente ao Palácio de Ajuria Enea. A acompanhá-los, um grupo de pessoas formava um cordão segurando lenços da Etxerat e mostrava como vão ser as mobilizações. Na ocasião, foram referidos vários exemplos da «política de vingança» que continua a ser aplicada aos presos e aos familiares, sublinhou-se as penosas consequências de 25 anos de «política de dispersão» e recordou-se que só em 2014 essa política já provocou dez acidentes na estrada.
A mobilização, de carácter nacional, realiza-se em três capitais bascas. Em Baiona, o cordão começará a formar-se às 18h30, entre a casa de René Cassin e a Câmara Municipal. Em Iruñea, a iniciativa tem início ao meio-dia, frente ao Parlamento. Em Gasteiz, será formado o cordão mais longo, com início junto à Delegação do Governo espanhol, passagem pelo Palácio de Ajuria Enea (residência oficial do lehendakari) e final junto ao Parlamento. / Ver: Berria / Conferência de imprensa na íntegra: etxerat.info
quarta-feira, 19 de novembro de 2014
Mobilizações contra a dispersão a 10 de Dezembro em Baiona, Iruñea e Gasteiz
Etiquetas:
Dispersão,
Notícias,
Presos Políticos,
Repressão