
Para o Ikasle Abertzaleak, a EU2015 é mais um passo no sentido da mercantilização da educação superior, colocando os recursos da investigação universitária ao serviço dos interesses de empresas privadas; afastando a gestão da comunidade educativa e pondo-a nas mãos de gestores privados; fazendo depender o financiamento das instituições universitárias da posição que ocupam num ranking europeu; fazendo depender a criação ou a continuidade de uma determinada cadeira da sua rentabilidade económica.
Para dia 27, quinta-feira, o sindicato agendou uma manifestação para o campus de Leioa da UPB. Começa às 13h00 na Praça Mikel Laboa. Para lutar contra o processo de privatização e elitização do ensino, contra a precariedade e afirmar uma das máximas que têm norteado a acção reivindicativa do Ikasle Abertzaleak: em Euskal Herria a educação é «do povo e orientada para o povo».
O que é a EU2015? - Ikasle Abertzaleak (eus/cas) EU2015: imposição do modelo 3+2 (3 anos de licenciatura + 2 de mestrado); criação/eliminação de cursos em função da rentabilidade; ensino e conteúdos orientados para o mercado; escolha antidemocrática dos órgãos universitários, com uma interferência importante das empresas; elitização do ensino, cujo acesso é limitado à capacidade económica dos estudantes (em vez de receberem bolsas, passam a contrair dívidas); precarização das condições de trabalho dos professores; exames privados para entrar em cada universidade
O que é a EU2015? - Assemblea de Comunicació de UAB (cat/cas) Ver: topatu.info e argia