Numa conferência de imprensa dada hoje, dia 20, o movimento juvenil Aitzina! fez saber que dois jovens foram intimados a depor por causa de uma acção levada a cabo a 14 de Julho - dia nacional de França - contra sinais que indicavam os nomes das terras bascas em francês. «Para serem interrogados sobre o roubo dos sinais», um tinha de comparecer na esquadra de Ustaritze e o outro na Hazparne (Lapurdi), mas ambos decidiram não se apresentar à Polícia, pois «não vão entrar no jogo deles».
«Deviam aproveitar o tempo e o dinheiro que gastam a andar atrás de nós para euskaldunizar os sinais das nossas terras», afirmaram os membros do Aitzina! na conferência de imprensa, na qual denunciaram os «esquemas habituais» do Estado francês «dividir e criminalizar» a juventude.
Para discutirem a situação, bem como a dinâmica a desenvolver no futuro, agendaram um encontro para dia 22, às 14h00, no Ttattola gaztetxea, em Hazparne.
Recorde-se que, na sequência da acção de 14 de Julho, a Polícia prendeu um membro do movimento juvenil de Iparralde e efectuou buscas na sede da Aitzina! em Baiona, a 15 de Outubro. No dia seguinte, numa conferência de imprensa altamente participada, os jovens reafirmaram a via da desobediência. / Ver: topatu.info e kazeta.info
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
Jovens da Aitzina intimados a depor pelos gendarmes decidem não comparecer
Etiquetas:
estado francês,
euskara,
Notícias,
Repressão