quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Sinais de Euskal Herria nas estradas de Gipuzkoa

Na sequência do acordo assinado com a Udalbiltza, a Deputação Foral de Gipuzkoa começou a colocar novos sinais com a «marca gráfica da identidade nacional» nas estradas do herrialde. Na foto, trabalhadores colocam um sinal na A-15. Outros oito, com a dimensão de 4,9 x 5 metros, serão colocados proximamente nas vias N-1, AP-8 e AP-1.

Mertxe Aizpurua, presidente da Assembleia de Municípios e Eleitos Municipais do País Basco (Udalbiltza), e Larraitz Ugarte, deputada de Gipuzkoa para as Infra-estruturas Viárias e a Mobilidade, divulgaram hoje as primeiras aplicações do acordo. Aizpurua referiu que a Udalbiltza publicou em Junho os três primeiros capítulos do Manual de Identidade Gráfica Institucional de Euskal Herria, no qual se propõe aos municípios uma identidade gráfica comum que tenha em conta Euskal Herria, para ser aplicada em conjunto com a «imagem corporativa» de cada localidade.

No últimos meses, vários municípios começaram a utilizar esta nova identidade gráfica, como Aramaio, Zarautz, Hernani, Alegia, Usurbil e Sopela. Larraitz Ugarte explicou que a deputação disponibilizará, em 2015, uma verba de 15 mil euros para ajudar os municípios que queiram colocar sinais com esta configuração nas suas localidades. Para além disso, a Deputação Foral vai investir 91 500 euros no desenho, na impressão e na colocação destes sinais nas principais estradas de Gipuzkoa.

Larraitz Ugarte afirmou que «a Deputação Foral de Gipuzkoa considera muito interessante o trabalho realizado pela Udalbiltza em torno na "marca nacional"», havendo pontos convergentes entre ambas as instituições, especialmente no que respeita «ao fortalecimento da estrutura nacional de Euskal Herria, da criação de uma rede entre os territórios, da promoção da nacionalidade basca e da sua divulgação no exterior». / Ver: Berria, argia, udalbiltza e aseh