Os últimos dados oficiais emitidos pelo Departamento de Desenvolvimento Económico revelam um elemento histórico: UGT e CCOO já não são maioria sindical em Nafarroa. Juntos, os dois sindicatos representam 49,71% dos trabalhadores.
O LAB refere que, desde 2009, tem vindo a ocorrer uma mudança lenta mas contínua na correlação de forças entre o bloco da «concertação» (UGT-CCOO) e o do «sindicalismo combativo» (LAB e ELA).
Enquanto CCOO e, sobretudo, a UGT perdem representatividade, o LAB é o sindicato cuja representação mais sobe - quase 20%. Em número de representantes, UGT e CCOO perderam 803 relativamente a 2009, o ELA perdeu 42 e LAB teve mais 50.
O LAB assinala que, apesar da «promoção» empresarial de que gozaram, UGT e CCOO, os sindicatos que durante 20 anos protagonizaram a concertação social com o patronato e a UPN, perderam a maioria sindical.
Neste contexto, afirma que é incompreensível que o Governo de Nafarroa mantenha o Conselho de Concertação Social, considerando-o «ainda mais deslegitimado que antes», pelo que solicita ao Governo a sua dissolução. Mostra-se também disponível para participar na definição e formação de um Quadro Próprio de Relações Laborais. / Ver: LAB e ahotsa.info