quinta-feira, 16 de junho de 2016

Ospa denunciou convite às escolas para as «portas abertas» da Guarda Civil

A Guarda Civil realizou ontem, 15, uma jornada de «portas abertas» nos Capuchinhos de Altsasu (Nafarroa), onde exibiu material diverso da corporação. O Movimento Ospa [Baza] mobilizou-se, exigiu a desmilitarização de Euskal Herria e criticou a iniciativa dos militares como «antipedagógica».

A Guarda Civil convidou para a exposição das «portas abertas» todas as escolas de Altsasu, no âmbito do Plano de Convivência Escolar e de Maior Segurança. Para o Ospa, por muito que os organizadores alardeiem os valores da «convivência e da paz», a iniciativa é antipedagógica. Quanto às «portas abertas», são todos a favor, mas para que a Guarda Civil «saia por elas e se vá embora».

Diversas pessoas foram até aos Capuchinhos para denunciar a iniciativa, mas foram dali corridas pela Polícia, que alegou que o espaço era privado. O Ospa afirma que, apesar das tentativas de a esconderem, a repressão das forças de ocupação é bem visível no vale de Sakana e que jamais irão aceitar que estas forças tentem doutrinar as crianças à entrada das escolas. / Ver: topatu.eus, hitzondo.net e guaixe.eus