quinta-feira, 23 de junho de 2016

Vários jovens feridos em Mendillorri após carga violenta da Polícia espanhola

A Polícia espanhola interveio esta tarde à bastonada no cortejo festivo do Gazte Eguna [Dia da Juventude] do bairro de Mendillorri, em Iruñea [Pamplona]. Os jovens tinham autorização do município. Há vários menores feridos, cinco dos quais hospitalizados.

Quando a Polícia de Intervenção apareceu, a kalejira pelas ruas do bairro decorria sem problemas. Havia ambiente de festa e, numa carrinha, um DJ punha a música. Depois os agentes pediram-lhes a autorização municipal e, como o responsável não estava presente, os jovens disseram aos polícias que confirmassem a existência da autorização.

A tensão foi crescendo e, a dada altura, o comandante da operação sacou do cacetete e começou a bater nos jovens, vendo o exemplo seguido pelos restantes agentes. De acordo com o ahotsa.info a maior parte dos feridos é menor de idade e cinco tiveram de ser hospitalizados. Muitos foram atingidos na cabeça; a situação mais grave é a de um jovem que não ouve e que, de acordo com o relatório médico, sofreu uma perfuração no tímpano.

Os jovens tinham autorização do município e, depois da carga, entraram em contacto com responsáveis municipais do EH Bildu. Aritz Romeo, do Departamento de Segurança dos Cidadãos, falou com o Comando da Polícia e só então os agentes do Corpo de Intervenção saíram do bairro iruindarra. / Ver: ahotsa.info