quarta-feira, 8 de junho de 2016

Quatro membros do MpA detidos por desobedecerem ao tribunal de excepção

Sendoa, Txabeli, Ziortza e Zaloa, militantes do Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA), foram presos pela Ertzaintza esta manhã, na Bizkaia. Tinham sido intimados, sob ameaça de prisão, a depor hoje na Audiência Nacional espanhola, mas, não reconhecendo legitimidade a esse tribunal especial, recusaram-se a comparecer.

Já em Março estas pessoas tinham sido intimadas e também na altura tornaram pública a sua intenção de não deporem no tribunal de excepção. Detidas hoje, prevê-se que sejam levadas para Madrid amanhã.

Em causa está a sua participação na manifestação em defesa da amnistia que o MpA organizou em Bilbo em Agosto de 2015, pela qual foram acusadas de «enaltecimento do terrorismo».

Em comunicado, o MpA criticou duramente estas detenções levadas a cabo pelo «exército cipaio do PNV» e fez um apelo à participação na manifestação que amanhã terá lugar em Bilbo (Etxebarrieta Anaien plaza, 20h00). Sob o lema «Atxilotuak askatu. Estatu eta lege faxistei desobedientzia!», também haverá concentrações em Barakaldo (Bide Onera Plaza; hoje, às 19h30) e Donostia (Boulevard; amanhã, às 18h30). / Ver: lahaine.org [com comunicado do MpA]

XABIER ARINA TAMBÉM SOB RISCO DE DETENÇÃO
O jovem de Burlata (Nafarroa) também foi intimado a comparecer hoje na AN espanhola. Numa conferência de imprensa, em que foi apoiado por dezenas de habitantes, denunciou esse facto e disse não acatar a ordem do tribunal, pelo que pode ser preso a qualquer momento.
O jovem foi acusado de «enaltecimento do terrorismo» por ter feito um brinde aos presos políticos bascos nas festas do ano passado em Burlata. / Ver: ahotsa.info e ahotsa.info