sexta-feira, 24 de junho de 2016

Jornalista do ahotsa.info multado em 540 euros por gravar mobilização em Iruñea

Iñigo Orduña foi multado em 540 euros por fazer a cobertura de uma concentração frente ao Parlamento de Nafarroa em 2014. Isto porque a Polícia espanhola o tomou como «organizador ou promotor» da mobilização. O argumento cai em saco roto quando, no relatório policial, o jornalista do ahotsa.info aparece a gravar com a sua câmara.

Os factos ocorreram a 12 de Fevereiro de 2014. O jornalista Iñigo Orduña, de câmara ao ombro, cobriu uma concentração contra a corrupção e em que se exigia novas eleições. A Polícia espanhola acusou-o posteriormente de ser o promotor e responsável pela mobilização. Mas, no relatório, incluía duas fotos em que se via Orduña a fazer o seu trabalho, ou seja, a gravar imagens. Orduña foi multado em 540 euros e, segundo apurou o ahotsa.info, houve mais pessoas multadas por causa dessa concentração.

Não é a primeira vez que acontecem coisas do género. Esta multa foi imposta antes da entrada em vigor da Lei da Mordaça e é provável que, ao abrigo desta nova legislação, este tipo de situações se intensifique. Por isso, o ahotsa.info vai levar a cabo uma série de acções com o propósito de que os profissionais da informação «tenham uma resposta firme», por considerar que «está em jogo a liberdade de informação, a liberdade de imprensa, o direito dos cidadãos a estarem informados sobre o que se passa em seu redor».

Para já, o Ahotsa abriu uma conta na Laboral Kutxa (ES65 3035 0356 50 3560007621) para que, quem assim o desejar, possa ajudar a pagar a multa. Para além disso, convida as pessoas a participarem na concentração que, dia 1 de Julho, terá lugar frente à Delegação do Governo espanhol, por ocasião do primeiro aniversário da Lei da Mordaça.

Concentração em Iruñea [2014] Ver: ahotsa.info