Na tarde de ontem, 4, muitos milhares de pessoas vieram para as ruas da capital navarra exigir uma política linguística mais eficaz. Na manifestação convocada pelo Kontseilua - Conselho de Organismos Sociais do Euskara -, os manifestantes deixaram claro que, se o Governo navarro «avançar», contará com a sua ajuda.
Fartos dos ataques à língua basca nos muitos anos de governação da UPN e dos que ocorreram mais recentemente, perpetrados por tribunais e outras instituições, os manifestantes convidaram o Governo de Uxue Barkos e as chamadas «forças da mudança» a garantir uma «verdadeira mudança», abrindo caminho ao euskara.
«Bide eman euskarari» era precisamente o lema da mobilização convocada pelo Kontseilua e que percorreu as ruas de Iruñea entre os Cinemas Golem o Passeio Sarasate. Vindos de todo o território navarro - Sakana, Ultzamaldea, Pirinioak, Estellerria, Bortziriak, Baztan, Tafalla, etc. -, os milhares de manifestantes exigiram maior envolvimento do Governo na defesa da língua basca e reivindicaram o direito a viver, educar, estudar em euskara em toda Nafarroa.
Para tal, apelaram aos ditos partidos da «mudança», sindicatos e instituições que comecem a dar passos activos e eficazes em defesa da língua. Sublinharam que, nessa tarefa, poderão contar com o seu apoio.
Bidea eman eta eskua luzatu [Ahotsa]Ver: Berria e ahotsa.info / Fotos: Bide eman euskarari (ekinklik / Berria)