sexta-feira, 30 de junho de 2017

Águas da Bizkaia corta abastecimento a mulher desempregada com 2 filhos

A Berri-Otxoak, plataforma contra a exclusão social e pelos direitos sociais, denunciou esta terça-feira, 27, às portas do Consórcio de Águas Bilbau Bizkaia, em Bilbo, a prática comum desta empresa de cortar o abastecimento de água às famílias com mais dificuldades económicas na Bizkaia. Lembrou, em particular, o caso de uma mulher, desempregada e com dois filhos.
Na concentração, os presentes exibiram uma faixa «em defesa da água pública» e denunciaram o caso de uma mulher de 42 anos, desempregada e com dois filhos, a quem foi cortado o abastecimento de água, há meses. A Berri-Otxoak sublinha que o consórcio não quis saber da situação de carência económica desta família, a quem não propôs alternativas.

Desde 2015, a empresa cortou a água a 1130 famílias – os dados são da própria empresa, que não publicou os referentes a 2016. No final, a mulher de 42 anos conseguiu recuperar o abastecimento de água, graças às ajudas obtidas – mas isto é só um caso, pelo que a Berri-Otxoak defende o fim dos cortes e o direito das famílias a uma quantidade fixa por dia. / Ver: Herrikolore e Berri-Otxoak