terça-feira, 6 de junho de 2017

Gabiria e Igorre vão integrar a UEMA, este sábado

A Mancomunidade de Municípios de Língua Basca [Udalerri Euskaldunen Mankomunitatea (UEMA)] é composta por municípios onde mais de 70% dos habitantes sabem euskara. Com a integração de Gabiria (Goierri, Gipuzkoa) e Igorre (Arratia, Bizkaia) a UEMA passa a ter 84 membros e 245 mil habitantes.

A segunda assembleia-geral da UEMA este ano - a primeira decorreu em Larrabetzu (Bizkaia), em Janeiro - realiza-se no próximo sábado, 10, em Zestoa (Gipuzkoa), e nela deverão ser aprovados os pedidos de adesão de dois novos municípios: Gabiria (Gipuzkoa) e Igorre (Bizkaia).

O primeiro já tinha anunciado em Fevereiro a sua intenção de integrar a UEMA; o segundo fê-lo ontem mesmo, depois de a decisão ser aprovada em sessão de Câmara. Igorre é o município mais habitado da comarca biscainha de Arratia (o ano passado tinha 4108 habitantes) e, de acordo com o último inquérito sociolinguístico, publicado em 2013, 75,28% dos seus habitantes são euskalduns.

Defender o direito a viver em euskara
Com a integração de Gabiria e Igorre, a UEMA passa a ser constituída por 84 municípios, onde residem 245 mil pessoas. No mandato da actual direcção, já são 11 os municípios que decidiram integrar a instituição: Dima, Ea, Ziortza-Bolibar, Areatza, Larrabetzu e Igorre (na Bizkaia), e Legorreta, Ataun, Mendaro, Errezil e Gabiria (em Gipuzkoa). Destes 84 municípios, a grande maioria é biscainha e guipuscoana; 13 são navarros e um é alavês (Aramaio).

Composta por municípios onde mais de 70% dos habitantes sabem euskara, esta comunidade surgiu em 1991, depois de 17 municípios se terem decidido juntar para a criar e, assim, defender o direito a viver plenamente em euskara. Desde então, a organização não parou de crescer e de dar força à língua basca, apesar de todas as dificuldades a que teve e tem de fazer frente. / Ver: uema.eus