sábado, 3 de junho de 2017

Iñaki Bilbao está há uma semana em greve de fome

O preso político Iñaki Bilbao, Txikito, iniciou, no dia 28 de Maio, uma greve de fome por tempo indeterminado. Para além da greve de fome, o natural de Lezama (Bizkaia) também deu início a um «txapeo» (recusa-se a ir ao pátio).

No passado dia 22, o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA) dava conta da aplicação da «primeira fase do primeiro grau» a Iñaki (notícia) e cinco dias depois soube-se que lhe tinham proibido a comunicação com uma pessoa da sua confiança – já é a quarta proibição (notícia).

No entanto, Txikito fez saber aos seus familiares que não iniciou a greve de fome e o «txapeo» por causa destas medidas, mas, sim, como forma de luta «a favor da independência e do socialismo». Como estes objectivos ainda não foram alcançados, o preso político pretende expressar, com esta dura forma de protesto, que «a única alternativa possível é continuar a lutar».

Hoje, mais de meia centena de pessoas participaram, em Lezama (Bizkaia), numa concentração de apoio ao preso biscainho. / Ver: aseh e amnistiAskatasuna