segunda-feira, 26 de junho de 2017

«Irunberri, 1990» [documentário]

A 25 de Junho de 1990, ocorreu um tiroteio entre militantes da ETA e agentes da Guarda Civil na Foz de Irunberri (Nafarroa). Jon Lizarralde, Susana Arregi e um sargento da Benemérita morreram. German Rubenach foi preso gravemente ferido. A versão oficial procurou fazer acreditar à opinião pública que a morte dos militantes da ETA foi um suicídio colectivo. Contudo, 27 anos passaram, muito se escreveu e as dúvidas persistem sobre o que realmente aconteceu. Só a Guarda Civil sabe o que ali se passou.

Em 2010, por ocasião do 20.º aniversário de Irunberri, foi editada uma revista de 52 páginas. Inclui uma introdução, a crónica oficial dos factos, uma secção de dúvidas, falsidades e incógnitas, a biografia de Jon e Susana, uma entrevista a Germán Rubenach e recortes de imprensa da época. Também em 2010 foi realizado o documentário «Irunberri 1990».

«Irunberri, 1990»
27 anos depois, que se passou na Foz de Irunberri?
O portal Irunberri Gorria reuniu parte dos arquivos que documentam, informam e procuram fazer luz sobre a grande escuridão que persiste sobre aquele 25 de Junho de 1990 e dias seguintes em Irunberri.

A editorial Txalaparta fez duas edições da obra Foz de Lumbier. Antecedentes y crónica de unas ejecuciones, escrito por Ricardo Zabalza, no qual se aborda acontecimentos anteriores importantes em Euskal Herria e aquilo que se passou na Foz nessa perspectiva.

Em 2010, por ocasião do 20.º aniversário de Irunberri, foi editada uma revista de 52 páginas. Inclui uma introdução, a crónica oficial dos factos, uma secção de dúvidas, falsidades e incógnitas, a biografia de Jon e Susana, uma entrevista a Germán Rubenach e recortes de imprensa da época. Também em 2010 foi realizado o documentário «Irunberri 1990». / LER mais em: ahotsa.info