segunda-feira, 21 de agosto de 2017

41 trabalhadores mortos em acidentes laborais em Euskal Herria

Representantes de vários sindicatos e trabalhadores das Fundições Fumbarri, em Durango (Bizkaia), concentraram-se hoje, ao meio-dia, frente às instalações da empresa para denunciar a morte de um colega num acidente laboral ocorrido sexta-feira passada.

Numa nota de imprensa, o sindicato LAB afirma que anda há anos a alertar para as condições que os cerca de 100 trabalhadores da Fumbarri ali enfrentam, nomeadamente ao nível da saúde laboral e da falta de prevenção.

O sindicato lembra que, há dois anos, um trabalhador sofreu queimaduras graves e outro ficou totalmente incapacitado devido à inalação de gases tóxicos. Há, para além disso, inúmeros casos de silicose. Em virtude destas situações, há dois processos a decorrer em tribunal contra a Fumbarri por «crime contra os direitos dos trabalhadores».

Com a morte do operário na Fumbarri subiu para 40 o número de trabalhadores mortos em acidentes laborais, este ano, no País Basco. Entretanto, já hoje soube-se que um motorista de camião morreu em Karrantza (Bizkaia), enquanto trabalhava. / Ver: LAB