domingo, 6 de agosto de 2017

Milhares homenagearam Kepa del Hoyo em Galdakao

Mais de 8000 pessoas manifestaram-se, ontem à tarde, nas ruas de Galdakao, para homenagear Kepa del Hoyo, preso político basco natural desta localidade biscainha que morreu no passado dia 31 de Julho na cadeia de Badajoz.

Numa tarde chuvosa, milhares de pessoas foram até Galdakao despedir-se de Kepa del Hoyo. A mobilização arrancou pelas seis da tarde, no meio de irrintzis e aplausos, e com os familiares de Kepa seguindo à frente, segurando uma foto sua e uma ikurriña com um crepe negro. Depois, seguia a faixa principal, com o lema «Agur eta ohore Kepa» [adeus e honra, Kepa].

Pela zona antiga de Galdakao ouviram-se palavras de ordem como «Herriak ez du barkatuko» [o povo não perdoará], «Euskal presoak etxera!» [os presos bascos para casa] ou «Kepa, gudari, gogoan zaitugu!» [Kepa, lutador, lembramo-nos de ti], antes de a marcha regressar à Praça Iturrondo. Aqui, teve lugar o acto político, a que não faltaram a txalaparta e bertsos, e que contou, entre outras, com as intervenções da Ernai Galdakao, de uma amiga e de familiares de Kepa – contra a cadeia e a dispersão. / Ver: lahaine.org