domingo, 13 de agosto de 2017

«Exército sírio abre caminho para Deir ez-Zor»

Poucas horas depois de o Ministério sírio da Defesa ter anunciado a libertação total de Al-Sukhnah, na província de Homs, o Exército Árabe Sírio (EAS) retomou as operações no terreno a leste dessa localidade, conquistando vários montes ao Daesh que ladeiam estrada que segue para Deir ez-Zor.

Para além deste avanço em direcção a leste, forças paramilitares irano-afegãs aliadas do EAS limparam vários quilómetros de território a norte de Al-Sukhnah.

Para o Ministério russo da Defesa, a libertação da última grande terra em poder do Daesh na província de Homs, localizada a cerca de 50 km da fronteira com a província de Deir ez-Zor, «abre novas possibilidades» às tropas do governo sírio no que respeita ao avanço para Deir ez-Zor e à libertação desta cidade.

A província de Deir ez-Zor é o único território do país árabe onde o Daesh mantém uma presença significativa, e uma parte da sua capital encontra-se cercada e separada das áreas sob controlo das forças governamentais desde a ofensiva dos terroristas sobre Palmira, em Maio de 2015. (Abril)