terça-feira, 15 de agosto de 2017

O donostiarra Mikel Arretxe foi libertado

Mikel Arretxe passou mais de quatro anos na cadeia de Soria (Espanha). Foi preso em Abril de 2013, na capital guipuscoana, tendo sido acusado de pertencer à Segi, organização juvenil basca consequente, independentista e de esquerda. Foi libertado ontem.

«Mais de 300 ertzainas de cara tapada levaram à força seis jovens independentistas dos braços de centenas de pessoas», disse Mikel Arretxe sobre o que se passou na madrugada de 19 de Abril de 2013. Desde então, o donostiarra esteve encarcerado na cadeia de Soria, até ontem de manhã.

Arretxe foi preso pela Ertzaintza com mais cinco pessoas: Oier Lorente, Aitor Olaizola, Egoi Alberdi, Adur Fernandez e Ekaitz Ezkerra – uma semana antes tinha sido preso Ekaitz Ibero.

A Ertzaintza chegou pelas seis da manhã ao Boulevard donostiarra e, meia hora depois, começou a desfazer, com grande violência, o chamado «muro popular» que apoiava os jovens e dificultava as suas detenções.

Duas horas volvidas, foram presos os jovens que, na semana anterior, haviam sido acusados de pertencer à Segi e visto as suas penas de prisão confirmadas pelo Supremo, com base em depoimentos forjados sob tortura. Seis dos jovens condenados estavam no coração do Aske Gunea – o «Espaço Livre» de Donostia que lhes deu voz, denunciou a sua situação e os apoiou. / Ver: Berria