sábado, 5 de agosto de 2017

O preso Juan Mari Etxabarri foi internado de urgência em Sevilha

Juan Mari Etxabarri Garro, preso político basco natural de Iruñea, foi ontem internado num hospital de Sevilha com uma pneumonia grave, informou a Etxerat.

O preso iruindarra, encarcerado na cadeia de Sevilha II, foi transferido de urgência, ontem de manhã para um hospital de Sevilha. Juan Mari Etxabarri tem uma pneumonia grave e, com um coágulo num pulmão, foi-lhe feita uma drenagem e aplicado um antibiótico, encontrando-se estável.

A Etxerat revela que familiares e amigos viveram a situação com grande preocupação, mais ainda pelo facto de outro preso político basco, Kepa del Hoyo, ter falecido recentemente, com um ataque de coração na cadeia de Badajoz.

Para a associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos, a dispersão não fez mais que dificultar todo o processo com vista a esclarecer a situação do preso da capital navarra, pelo que a Etxerat reitera a necessidade urgente de pôr fim a essa política. / Ver: BorrokaGaraiaDa

Mobilizações a favor da amnistia
Por seu lado, o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA) agendou para hoje, às 21h00, em Erromo/Itzubaltzeta (Getxo, Bizkaia), uma manifestação em defesa da amnistia e pelo fim da repressão contra presos, refugiados e deportados bascos.

Também na Bizkaia, na comarca de Arratia, o MpA agendou para dia 11, às 19h00, em Igorre, uma concentração a favor da amnistia, com o lema «Antolakuntza ta borroka. Amnistia da bide bakarra» [Organização e luta. A amnistia é o único caminho]. / Mais info: amnistiAskatasuna