sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Trabalhadoras da Simply concentram-se em defesa do emprego

No dia 9 de Agosto, a empresa Grupo Norte notificou as 31 trabalhadoras que faem a limpeza nos supermercados Simply que iam ser despedidas. Ontem, estas trabalhadoras e outros funcionários do Simply mobilizaram-se em Bilbo, frente ao supermercado de Gordoniz, em defesa dos postos de trabalho e contra os despedimentos.

As organizações representativas dos trabalhadores (ORT) solicitaram à administração da Simply que os despedimentos não se viessem a concretizar, mas a reposta foi que a 31 de Agosto o serviço de limpeza seria eliminado, tanto nos supermercados da Bizkaia como do Estado espanhol, e que seriam os próprios funcionários do supermercado a encarregar-se dessa tarefa a partir de 1 de Setembro.

As ORT, que tinham solicitado que as trabalhadoras fossem recolocadas no desempenho das mesmas funções, denunciam que, com a decisão da administração, os trabalhadores do Simply vão ver aumentadas as já de si precárias condições de trabalho.

Afirmando que as trabalhadoras da limpeza também são da Simply e querndo sentar-se à mesa para resolver o conflito, as ORT pediram uma nova reunião de emergência no dia 18 de Agosto, mas esta não teve lugar, uma vez que e a «administração estava de férias». / Ver: LAB