quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Na Aste Nagusia bilbaína também se exigiu a liberdade dos jovens de Altsasu

Nas festas bascas deste Verão não têm sido esquecidos os jovens de Altsasu (Nafarroa) que foram criminalizados, processados e encarcerados na sequência de uma zaragata com dois pikolos, num bar da localidade navarra, em meados de Outubro último.

Em Iruñea, Gasteiz, Donostia e Bilbo - as quatro capitais do Sul do território basco - as mobilizações para reclamar o fim das «montagens policiais» e exigir a liberdade dos jovens reuniram muitas centenas de pessoas.

Sob o lema «Altsasukoak aske!» [os de Altsasu livres], muitas centenas de pessoas encheram a Gaztelu enparantza de Iruñea, a 14 de Julho, para reivindicar o fim do processo movido contra 11 jovens altsasuarras pelo tribunal de excepção espanhol, três dos quais - Adur, Oihan e Jokin - continuam na cadeia.

Seguiu-se outra grande mobilização na Andre Maria Zuriaren plaza, em plenas festas de Gasteiz. No passado dia 19, foi a vez de Donostia acolher a reivindicação pela liberdade dos de Altsasu, no espaço La Flamenka, no último dia da Aste Nagusia; na segunda-feira, mobilizaram-se os bilbaínos, na sua Semana Grande, frente à Câmara Municipal. / Mais info: EntzunAltsasu