sábado, 4 de novembro de 2017

Milhares manifestaram-se em Bilbo para apoiar a Catalunha

Apesar da chuva, mais de 40 mil pessoas mobilizaram-se esta tarde na capital biscainha em solidariedade com a Catalunha, para denunciar a aplicação do artigo 155.º da Constituição espanhola e defender o direito dos povos a decidir o seu futuro.
Na manifestação, que decorreu sob intensa chuva e foi convocada pela coligação EH Bildu, pelos sindicatos ELA, LAB, ESK, Steilas, CNT, Etxalde e EHNE, e pela plataforma Gure Esku Dago, denunciou-se o autoritarismo do Estado espanhol e criticou-se o tridente formado pelo PP, o PSOE e o Ciudadanos.

Ao longo da mobilização ouviram-se gritos de «independência», «Catalunya aurrera» e exigiu-se a liberdade dos Jordis e dos membros do governo catalão, que receberam ordem de prisão do tribunal de excepção espanhol, da juíza-estrela do momento.

Criticou-se ainda as medidas no âmbito do artigo 155.º da Constituição espanhola como um ataque à democracia e ao direito dos povos a decidir.
A manifestação terminou junto à Câmara Municipal de Bilbo. A ela aderiram partidos e organizações como Podemos, Ezker Anitza-IU, Ernai, Independentistak, Eguzki, Berri Otxoak, Bilgune Feminista, Getariako Txikota Elkarte Soziala, Komite Internazionalistak, Hitz eta Hitz, Emakumeen Munduko Martxa, Bizkaiko Emakume Asanblada, Erabakizaleak, Brujas y Diversas e Askapena. / Ver: eitb.eus