sábado, 27 de janeiro de 2018

75 anos da vitória de Estalinegrado assinalados em Donostia

No dia 2 de Fevereiro, quando passam 75 anos sobre a vitória do Exército Vermelho na Batalha de Estalinegrado, a associação Vesta de falantes de russo no País Basco promove a realização de uma exposição e de uma conferência no Centro Cultural Ernest Lluch, em Donostia.

Numa nota, a associação Vesta, que divulga a cultura russa no País Basco, afirma que 2 de Fevereiro é um dia «muito significativo», na medida em que passam três quartos de século sobre a vitória do Exército Vermelho na Batalha de Estalinegrado.

O actual contexto, marcado pela russofobia, «dá sequência ao anticomunismo de outros tempos», afirma a associação, que apela à participação de todos na homenagem que vai realizar, no dia 2 de Fevereiro, às 18h, no Centro Cultural Ernest Lluch, em Anoeta (Donostia).

A iniciativa, que irá decorrer sob o lema «Stalingrad: gure patuaren inflexio puntua» [Estalinegrado: ponto de viragem do nosso destino], conta com uma exposição, uma conferência e um debate, que irá unir os «sacrifícios de ontem» à «memória histórica de hoje». / Ver: Euskal Herria-Donbass Elkartasun Komitea