2017 foi um ano bastante negativo para o território de Araba no que aos despejos diz respeito. Na Comunidade Autónoma Basca (CAB), onde se integra, aumentaram 34,6% no último trimestre do ano por comparação com 2016.
No total, as famílias que sofreram acções de despejo em 2017 nos territórios que integram a CAB - Araba, Bizkaia e Gipuzkoa - foram 877; em Araba foram 197.
Não existem números e exactos para o ano de 2016, mas fica claro que houve um aumento. Tendo por base os dados - conhecidos - do último trimestre de 2016, o aumento dos despejos de famílias em 2017 foi de 34,6% na CAB.
De acordo com a Hala Bedi, este aumento «explosivo» de despejos deve-se à aplicação da Lei do Arrendamento Urbano (LAU), por «falta de pagamento de aluguer e rescisão de contratos».
Por seu lado, a plataforma contra os despejos Kaleratzeak Stop Araba entende que, entre as razões principais para esta situação, estão o aumento da especulação e da pobreza e os baixos salários. / Ler mais: halabedi.eus // Sobre o Estado espanhol, ver aqui.
segunda-feira, 8 de janeiro de 2018
Mais famílias despejadas em Araba em 2017
Etiquetas:
capitalismo,
habitação,
luta de classes,
Notícias,
pobreza