sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Cuba e a guerra cultural: o Diário Liberdade entrevista Enrique Ubieta

[Reposição da entrevista aqui divulgada no dia 3 de Janeiro] No passado dia 18 de dezembro, o Diário Liberdade tivo ocasiom de entrevistar em Havana o atual diretor da revista Cuba Socialista.

Cuba e a guerra cultural: o Diário Liberdade entrevista Enrique Ubieta Entrevista realizada por Maurício Castro para o Diário Liberdade, na capital cubana, a Enrique Ubieta, filósofo e atual diretor de Cuba Socialista, revista teórica e política do Comité Central do Partido Comunista de Cuba (PCC), fundada por Fidel Castro em setembro de 1961.

Os temas tratados som: 'a guerra cultural', com que o imperialismo tenta derrotar a Revoluçom Cubana mediante a promoçom da «cultura do ter» contra a «cultural do ser»; o debate interno em torno do chamado «centrismo» ou compatibilidade entre «o melhor do socialismo» e «o melhor do capitalismo»; e o direito de autodeterminaçom e a sua legitimidade na Europa atual.

A entrevista foi realizada em castelhano, mas o vídeo conta com legendas na nossa língua. Também é possível lê-la em inglês na nossa nova secçom de textos nessa língua. (aseh)