quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

«Aumentam as agressões a jornalistas palestinianos»

O relatório do SJP relativo a 2017 inclui 909 agressões e violações de direitos, 740 das quais perpetradas por forças israelitas (81%) e 169 levadas a cabo pela Autoridade Palestiniana (19%), na Faixa de Gaza cercada e na Margem Ocidental ocupada.

No documento destaca-se que, comparativamente a 2016, os jornalistas foram alvo de um maior número de agressões no ano passado (mais 37%); em Jerusalém ocorreram 137 agressões, o que representa quase um quinto dos casos registados (18%), seguindo-se Hebron e Ramallah; em Dezembro, o SJP registou 147 agressões contra jornalistas, todas cometidas pelas forças de ocupação, o que representa 20% do total e um aumento de 406% relativamente ao mesmo mês de 2016.

No final do mês passado, o SJP já tinha alertado para o elevado número de «ataques» a jornalistas palestinianos, por parte das forças israelitas, na sequência do reconhecimento da administração norte-americana de Jerusalém como capital de Israel. (Abril)

Ver tb: «Palestina em destaque na Fundação José Saramago» (Abril)
Até ao fim deste mês, a Fundação José Saramago (FJS) promove na sua sede, em Lisboa, uma série de iniciativas sobre a Palestina, que incluem debates, uma exposição e a exibição de um filme. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.