quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Luta vai continuar no ensino público não universitário da CAB

Numa conferência de imprensa que hoje deram na capital biscainha, representantes dos sindicatos LAB, ELA e Steilas anunciaram dois dias de greve para Março e um para Junho, além de uma semana de paralisações por sector a partir de Abril no ensino público não universitário da Comunidade Autónoma Basca (CAB). Para que este calendário não se concretize, o Governo de Gasteiz tem de negociar e responder afirmativamente às suas reivindicações, pelas quais lutam há muito.

Na conferência de imprensa, os representantes sindicais voltaram a lembrar as razões que fundamentam a luta dos trabalhadores do ensino público e traçaram o panorama que actualmente se vive no sector, com consequências para alunos, famílias e trabalhadores, resultante das «severas políticas de cortes» impostas na última década por PNV, PP e PSE.

«O direito à negociação colectiva foi atacado de modo flagrante», afirmaram, acrescentando que, mercê das políticas de austeridade, os quadros de pessoal foram reduzidos, aumentaram os horários e a precariedade, diminuíram os meios materiais e degradaram-se as infra-estruturas. Tudo isto conduziu à deterioração do serviço público prestado e, finalmente, à sua privatização - denunciaram.

Neste quadro e dando sequência à luta que têm vindo a manter pela satisfação das suas reivindicações, em prol de um ensino público de qualidade, os trabalhadores afirmam que não lhes resta outra opção senão continuar a lutar - até que o Governo de Lakua tome as medidas que se impõem. / Ver: LAB