segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Depois de Amaiur, mais Amaiur

Foi muita a gente que acorreu ontem à homenagem aos defensores do Castelo de Amaiur. Numerosas pessoas, a título individual ou como representantes de associações, municípios, sindicatos e partidos, participaram no acto, que significou de facto o arranque da campanha popular para rememorar a conquista de 1512 e denunciar as consequências daqueles acontecimentos.

Se os organizadores queriam fazer uma chamada de atenção sobre a transcendência desta batalha e a vitalidade do movimento que puseram em marcha, podem sentir-se satisfeitos, pois alcançaram o seu objectivo. Cada vez mais gente ganha consciência da importância desta discussão, que relaciona história, presente e futuro e nos leva à questão central da nossa soberania nacional.

Para lá das desafortunadas palavras do autarca de Gernika, contrapondo inteligência e uso da violência, fora de contexto num acto plural em que sobram os discursos que geram divisão (e mais ainda numa homenagem aos defensores do castelo de Amaiur), o acto de ontem em Amaiur retratava uma pluralidade e uma acção em comum que dão bastante alento no panorama do país, e especialmente em Nafarroa Garaia.

Isso é o mais importante e nada o deve eclipsar. A unidade de acção entre pessoas situadas em espaços ideológicos e estruturas políticas diferentes é sempre complicada e a sua construção não está isenta de dificuldades, mas estas adversidades, que encontrará, sem dúvida, qualquer um que empreenda este caminho, não podem distrair ninguém do objectivo principal. O êxito de ontem em Amaiur demonstra-nos que é possível avançar desde a pluralidade e da unidade de acção, sem que isso signifique que ninguém tenha de renunciar aos seus princípios e marcas de identidade.

Agora temos por diante anos de trabalho. A iniciativa começou com o pé direito, e o colorido e a energia manifestados ontem em Amaiur auguram um futuro promissor. Todas as pessoas e agentes que fazem sua esta iniciativa têm agora o desafio de aprofundar a pluralidade e a unidade de acção, chegando a todos os cantos de Euskal Herria. O começo foi muito forte e a rápida resposta de mais de 40 municípios de todo o país demonstra que há muita gente consciente da necessidade de recuperar a nossa memória histórica para construir a liberdade do futuro.

Depois do acto de ontem em Amaiur, mais Amaiur. Novos passos para fortalecer uma dinâmica social ampla e viva, Nafarroa Bizirik!

Fonte: nafarroan.com


Amaiurko ekitaldia / Acto de Amaiur - algumas imagens.