quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Ventos e tempestades

Têm-se sucedido nos últimos dias os ataques contra batzokis [sedes do PNV] com artefactos caseiros, nomeadamente em Barakaldo e Donostia (na madrugada de sexta-feira), e em Gasteiz (na madrugada de ontem).

Já em Tolosa um grupo de desconhecidos atacou duas sucursais bancárias com cocktails molotov, na madrugada de domingo.

Para mais informação, ver: Gara / Gara / Gara


Em Lazkao, a sede do PSE, reinaugurada há apenas três semanas, sofreu danos consideráveis na sequência da explosão de uma mochila armadilhada, na madrugada de domingo. Duas horas antes da explosão, a DYA recebeu uma chamada telefónica em nome da ETA a alertar para a colocação da bomba. Não se verificaram danos pessoais.

Ver: Gara

Ontem, após uma manifestação contra o atentado organizada pelo município local, um morador de Lazkao e filho de um ex-vereador socialista da terra, Emilio Gutiérrez, parou o carro à frente da herriko taberna, sacou de um maço que trazia no porta-bagagens e desatou a destruir as instalações da taberna, à frente de quem estava, incluindo representantes partidários, polícias, jornalistas, sem que ninguém tenha feito qualquer coisa para o parar.
Escavacou até se cansar, acabando por ser preso depois de sair da taberna pelo seu próprio pé. Três horas depois estava em liberdade.
Porta-vozes do PSOE e do PNV vieram depois afirmar que “compreendiam” o ataque à Ansoategi Herrikoa e o candidato do PP a lehendakari, Basagoiti, acabaria mesmo por colocar à disposição do agressor os meios para a sua defesa jurídica, de forma a conseguir a sua absolvição.
Hoje, haverá uma concentração em defesa da herriko, mas bem vigiada e com as palavras de ordem sob controlo. [sem comentários]

Fontes: Gara / Gara