quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Repressão em Iparralde: Tapia saiu em liberdade, mas outras quatro pessoas continuam na esquadra


Pello Fagant, Mathieu Tuya, Maialen Zuhast e Jean-François Anpo permanecem sob incomunicação na esquadra de Baiona. Jeanine Tapia saiu em liberdade ontem à noite.

A Polícia francesa mantém sob incomunicação na esquadra de Baiona quatro pessoas, duas das quais foram detidas ontem de manhã. As outras duas tinham sido intimadas previamente para prestar declarações. Trata-se de Pello Fagant, Mathieu Tuya, Maialen Zuhat e Jean-François Anpo.

Segundo informa a Kazeta.info, todas passaram a noite na esquadra e ali continuam.
A quinta pessoa a ser detida, Jeanine Tapia, saiu em liberdade ontem pelas 21h, segundo se pôde apurar já hoje.
A primeira detenção ocorreu em Bidarte, onde a Polícia prendeu Peio Fagant, ex-preso de 70 anos de idade. A detenção teve lugar às 6h, tendo a Polícia procedido à inspecção da sua casa antes de levar Fagant para a esquadra.
Ao meio-dia, o Movimento pró-amnistia dava o alerta para as detenções de Jeanine Tapia e Mathieu Tuya. Só se soube que Tapia tinha sido presa em Ziburu; quanto ao segundo, também de Bidarte, a única coisa que se sabia era que permanecia detido na esquadra de Baiona.
Maialen Zuhast e Jean-François Anpo, por seu lado, tinham sido notificados para prestar declarações na esquadra da Polícia francesa ontem de manhã.

Tal como Zuhast e Anpo, outros seis cidadãos receberam intimação para prestar declarações ao longo desta semana, no âmbito da operação contra as herriko tabernas [bares com simpatias abertzales]. Nos últimos meses, cerca de 90 cidadãos tiveram que se apresentar em instalações policiais francesas por isso.
Para denunciar estas detenções, ontem à tarde houve concentrações em Ziburu (50) e Bidarte (20).
Fonte: Gara