quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Repressão: o director do Instituto Iturrama denunciou pelo menos 17 alunos à Audiência Nacional

Diz sentir-se “orgulhoso e satisfeito” por ter delatado os alunos que participaram num acto durante o «Gudari Eguna» [Dia do Combatente Basco].

Segundo pôde apurar a apurtu.org, na sequência da denúncia feita pelo director deste centro educativo de Iruñea, Pedro Otaduy Ibáñez, pelo menos dois jovens já passaram pela Audiência Nacional. Além disso, sabe-se que o director facultou à Polícia uma lista em que constavam pelo menos os nomes de 17 alunos e alunas, que teriam participado o ano passado numa cerimónia durante o «Gudari Eguna». A Audiência Nacional acusa estes jovens de “enaltecimento do terrorismo”. O director transmitiu esta acusação a alguns deles em pessoa, depois de os ter chamado ao seu gabinete. A outros disse-lhes que “por esta vez” tinham escapado. O director mostrou-se “orgulhoso e satisfeito” com a sua actuação e chegou a propor um plebiscito entre os professores para saber se estes apoiavam as suas actuações, durante um conselho escolar. Longe de receber o apoio maioritário dos docentes, a sua actuação mereceu reparos por parte de muitos, ainda que uma parte importante lhe tenha manifestado apoio.

LAB: «Cobarde e miserável trabalho de delator»
O sindicato LAB criticou duramente a actuação do director do centro e pediu aos professores que façam “frente a estas situações, para que estas atitudes mesquinhas não contem com o apoio do nosso silêncio”. Pediu-lhes também que no futuro não apoiem a candidatura do “delator Pedro Otaduy Ibáñez” para membro da equipa directiva de uma escola, ao mesmo tempo que manifestaram a sua solidariedade aos estudantes e às suas famílias. Criticaram ainda o facto de que “o beneficiário” de toda esta situação “seja um corpo estranho e repressivo como a Procuradoria da Audiência Nacional”, que está a funcionar como o “último elo da corrente da comunidade educativa”.

Fonte: apurtu.org