sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Mais actos que nunca na Semana de Solidariedade com Euskal Herria


Apesar das nuvens negras que pairam sobre o presente do nosso povo, Euskal Herria não caminha só em direcção à democracia e à autodeterminação.

De 6 a 15 de Fevereiro celebrar-se-á em diferentes pontos do planeta a III Semana de Solidariedade com Euskal Herria. Os dinamizadores são os grupos «Euskal Herriaren Lagunak» [Amigas/os de Euskal Herria] e o lema escolhido para este ano é «Euskal Herria não caminha só para a democracia e a autodeterminação».
É precisamente essa a mensagem que querem fazer chegar à sociedade basca. No comunicado que difundiram, lembra-se a solidariedade internacionalista recebida por Euskal Herria até hoje, desde as mobilizações ocorridas em virtude do processo de Burgos ou dos assassinatos de Txiki e Otaegi (juntamente com 3 companheiros dos FRAP) até às mobilizações contra a central nuclear de Lemoniz ou às que decorreram em Montevideu em 1994 (e nas quais duas pessoas foram assassinadas: Fernando Morroni e Roberto Facal). Podem ler o comunicado em castelhano, francês, italiano e inglês.

Pois bem, apesar das nuvens negras que pairam sobre o presente do nosso povo, Euskal Herria não caminha só em direcção à democracia e à autodeterminação.

No ano passado houve mais de 20 actos na semana de solidariedade, mas este ano ainda encontrámos amigas e amigos deste povo em mais sítios, sendo que, no total, são 35 os lugares onde vão decorrer conferências, mobilizações, projecções de vídeo, exposições, etc.
Para além disso, em diversos estádios de futebol europeus serão exibidas bandeiras e cartazes em resposta ao apelo de solidariedade, e o grupo de adeptos «Herri Norte», do Athletic, realizará uma concentração de agradecimento meia hora antes do jogo de dia 15 de Fevereiro, em San Mamés.

Eis a lista dos sítios onde decorrerão actividades:

Eslovénia: Liubliana.
Itália: Udine, Bergamo, Friuli, Brescia, Turim, Milão, Bolonha, Florença, Roma e Livorno.
Portugal: Lisboa e Setúbal.
Alemanha: Duisburgo, Düsseldorf, Bremen, Hannover, Berlim e Potsdam.
Irlanda: Dublin, Belfast, Derry e Cork.
Países Catalães: Granollers e Barcelona.
Estado francês: Paris e Lille.
Suécia: Estocolmo, Uppsala e Malmö.
Escócia: Glasgow.
Ilhas Canárias: Las Palmas.
Castela: Valhadolide e Madrid.
Inglaterra: Londres.
México: Cidade do México.
Venezuela: Caracas.

Fonte: askapena