sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Forte acosso aos proscritos, mas em Leioa gritou-se «Independentzia!»

(Tasio-Gara) Os dois grandes pensadores que, com as suas teorias, moveram os alicerces da civilização

Ontem, a Ertzaintza “limpou” a Alde Zaharra [Parte Velha] de Bilbau para que Ibarretxe pudesse falar à vontade no seu comício e não tivesse que ouvir as vozes incómodas dos proscritos pela “democracia” espanhola. A Polícia autonómica e seguranças privados da campanha do PNV pegaram-se com jovens da esquerda abertzale que denunciavam o apartheid político e as ilegalizações.

Já hoje, em Durango, a Ertzaintza carregou sobre um grupo de jovens que protestavam na presença da comitiva do PP, que fazia um giro pela Alde Zaharra da localidade biscainha. A Polícia autonómica, que mais espanhola parece não haver, auxiliada por seguranças da campanha do PP, impediram que houvesse uma aproximação à comitiva política, tendo posteriormente carregado sobre os jovens e detido dois deles – Urko e Ibai. Várias pessoas foram ainda identificadas.


Apesar de todo o acosso, das pessoas que estão na cadeia por fazerem política, dos que são espancados por levantarem a voz contra a discriminação, da caça ao “boletim de ouro”, das estradas repletas de controlos, sobretudo as da Bizkaia e de Gipuzkoa, da proibição da homenagem a pessoas assassinadas pelos GAL, em Leioa a malta conseguiu gritar “Independentzia!”.

Fontes: Gara e agências várias

Euskal Herria não está à venda!