Não podemos ser livres sem eles. Liberdade para os presos e refugiados políticos bascos.
A Askapena, Organização Internacionalista Basca, faz um apelo à participação na VII Semana Internacional de Solidariedade com Euskal Herria, de 2 a 10 Março de 2013.
A nova fase em que se desenvolve o nosso processo de libertação está marcada pela continuidade da aplicação de medidas repressivas por parte dos estados espanhol e francês, que assim colocam obstáculos a uma resolução política do conflito.
Neste sentido, para prosseguir a nossa luta, é fundamental e urgente enfrentar a situação dos presos e dos refugiados políticos bascos: centenas de pessoas que se encontram privadas de liberdade ou foram obrigadas a abandonar as suas casas por causa do conflito, cuja resolução os deve ter em consideração.
A sociedade basca, manifestando-se de forma massiva em grandes mobilizações, como a que em Janeiro deste ano juntou mais de 100 000 pessoas, reclama o fim de uma política de extermínio baseada em medidas de excepção como a dispersão penitenciária dos presos, o encarceramento de activistas políticos, o manter reclusas pessoas doentes e a aplicação da pena perpétua disfarçada. A sua derrogação será um primeiro passo com vista a uma resolução que deve compreender, necessariamente, a libertação e o regresso a casa dos presos e dos refugiados.
Eles foram, são e continuarão a ser protagonistas do longo processo de construção nacional e social que Euskal Herria iniciou há décadas. Uma luta que prossegue num contexto não apenas marcado pelo imobilismo repressivo dos estados, mas também por uma crise e por uma ofensiva do capital que condena à miséria cada vez mais povos e pessoas em Euskal Herria e noutras partes do mundo.
Uma luta que, como tal, deve contar com estas pessoas, que devem caminhar livremente pelas ruas de Euskal Herria; não só por uma questão de justiça básica e porque a maioria deste povo o exige, mas porque são imprescindíveis para avançarmos todos juntos, lado a lado, na construção de uma Euskal Herria livre e socialista.
É precisamente nesta luta que, ano após ano, a rede de solidariedade com Euskal Herria - Amigos do País Basco/Euskal Herriaren Lagunak - inscreve o seu trabalho político. Uma rede de solidariedade que, com base em autênticas coordenadas internacionalistas, assume como própria a luta de libertação nacional e social do nosso povo. Por isso, esta VII Semana Internacional de Solidariedade com Euskal Herria será uma semana em que, uma vez mais, companheiros e companheiras dos sectores populares da América Latina e de outros povos europeus manifestarão a sua clara vontade política internacionalista de se unirem ao sentir popular do nosso povo, reivindicando a necessidade de uma solução para os presos e os refugiados políticos bascos que inclua a derrogação das medidas de excepção, bem como a sua libertação e regresso a Euskal Herria.
Porque aqui, em Euskal Herria, como noutros povos solidários, sabemos bem que não podemos ser livres sem eles.
Informação e contacto: elkartasunastea2013@gmail.com
Informação e contacto: elkartasunastea2013@gmail.com
Fonte: askapena.org [o texto pode ser lido ainda em euskara, castelhano, italiano e francês]