sexta-feira, 6 de setembro de 2013

MP pede 8 anos de prisão na sequência de incidentes nos sanfermines de 2011

Um jovem de Elizondo (Nafarroa) corre o risco de ir parar à prisão, uma vez que a magistrada do MP pede oito anos de prisão por incidentes ocorridos em 2011 durante a tradicional «procissão» dos sanfermines.

Com ele, foram julgadas duas jovens de Antsoain (Nafarroa), acusadas de desobedecer aos agentes da Polícia Municipal quando estes entraram no bar Iruñazarra, na Rua Mercaderes, em Iruñea.
Como é habitual na procissão de cada 7 de Julho, a Polícia local formou um cordão em redor dos mandatários. À passagem pelo Iruñazarra, houve vários empurrões, e os agentes acabaram por entrar no bar da Alde Zaharra.

Os polícias, afirmando ter sido agredidos por um jovem que, segundo eles, se escondera naquele bar, entraram por ali dentro «batendo em clientes e trabalhadores», referiram várias testemunhas ao portal Ateak Ireki. O jovem de Elizondo negou as acusações, dizendo que não se encontrava em Iruñea, mas em Lesaka, onde também há festa de San Fermin, a «distribuir bebidas por vários bares da localidade».

Concentração
Na terça-feira passada, teve lugar uma concentração em Antsoain, em protesto contra este julgamento. O Sortu de Antsoain afirmou que «aquilo que devia ser entendido como um exercício de liberdade de expressão se transforma numa intervenção policial em busca de bodes expiatórios». Por isso, pediram a absolvição das duas habitantes da localidade, referindo-se a uma «montagem policial e intento de criminalização» de qualquer protesto popular. / Ver: Gara  

Ver também: «Pede-se penas de prisão para três pessoas na sequência de incidentes nos Sanfermines de 2011» (ateakireki.com)